Fraldinha com creme de batata

A carne fraldinha, agrada duplamente: primeiro porque é econômica, e segundo porque é uma das mais gostosas e suculentas do boi! Localizada próximo à costela do boi, a fraldinha é constituída de fibras musculares mais grossas e longas. Então imagine juntar essa deliciosa carne com um saboroso creme de batata? Perfeito né! Vamos preparar essa receita então?

Ingredientes

1 kg de fraldinha limpa

1 colher (sopa) de alho

¼ xícara (chá) de molho shoyu (50 ml)

2 colheres (sopa) de molho inglês (30 ml)

50 g de cebola ralada (¼ xícara de chá)

Pimenta-do-reino preta moída e sal a gosto

Creme de batata

600 g de batata Asterix descascada e cortada em cubos pequenos (+/- 5 batatas médias)

25 g de cebola (¼ cebola pequena)

¾ xícara (chá) de creme de leite fresco (150 ml)

10 g de manteiga (½ colher de sopa)

Sal a gosto

40 g de queijo parmesão ralado (½ xícara de chá)

Modo de preparo

Tempere 1 kg de fraldinha limpa com 1 colher (sopa) de alho, ¼ xícara (chá) de molho shoyu, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 50 g de cebola ralada e pimenta do reino e sal a gosto. Reserve.

Creme de batata: em um liquidificador, adicione 600 g de batata Asterix descascada e cortada em cubos pequenos, 25 g de cebola, ¾ xícara (chá) de creme de leite fresco, 10 g de manteiga e sal a gosto e bata bem. Transfira a mistura para uma panela e carregue ao fogo médio mexendo sempre, até formar um creme homogêneo (+/- 15 minutos). Em uma assadeira com um fio de azeite e sobre a chama do fogão coloque a carne temperada e doure por todos os lados (vá virando a peça com auxílio de um garfo).

Montagem: sobre a carne dourada, espalhe o creme de batata (feito acima), polvilhe 40 g de queijo parmesão ralado e leve ao forno médio pré-aquecido a 250°C por +/- 20 minutos ou até que o creme de batata esteja dourado. Retire do forno e sirva em seguida com salada verde.